O violino é um instrumento de cordas friccionadas. Isto é,a sua fricção produz o som  entre a crina do arco e as cordas. A fricção ocorre graças a uma resina chamada "breu" que é aplicada sobre o lado externo da crina. O breu possui propriedades de aderência - é pegajoso - o que faz com que a crina tente grudar na corda, ao se passar o arco, produzindo, assim, o som característico de instrumentos de corda friccionada. Também é possível tocar o violino beliscando as suas cordas, ao que se chama "pizzicato", ou ainda, embora seja muito incomum, também se pode tocar, batendo com a madeira do arco sobre as cordas (con legno).   
 

O professor

 

Professor RENAN FERNANDES

Renan Fernandes é violinista paulista erradicado em Minas Gerais
desde 2008, iniciou seus estudos violinisticos em 2009, e foi aluno de
professores da cena musical erudita de Belo Horizonte como o spalla da
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais Alexandre Mota Kanji e a violinista Sérvia
Jovana Trifunovic que atualmente atua na OFMG, atualmente Renan está
finalizando sua graduação em música na Universidade Do Estado De Minas
gerais, e atua como parte do corpo docente de alguns projetos com Centro
Infantil Divina Providência, Escola Uai Music e a Escola de música Percursar.
Já participou do importante Festival “ Violin Festspiele Brazil 2018” um
festival internacional de violino realizado em Curitiba – PR e que tem grande
importância na formação de jovens e profissionais atuantes e com objetivos de
atuar na cena da música clássica, fez Master class com o violinista gotz
Hartmann ( 2016) e participou do Workshop e pocket Show com Ricardo Herz (
2019 ) violinista de grande renome na música popular.
Já atuou como integrante da Orquestra Experimental de Música Barroca
da UEMG e de diversos projetos em BH Como o show “STILL HERE”
idealizado pelo baterista gaúcho Ricardo Linassi e da orquestra de música
sacra “CORE” da arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Afinação das cordas

 

São quatro as cordas do violino. Da mais aguda para a mais grave, são afinadas em intervalos de quintas perfeitas: mi, lá, ré e sol. 
É tocado, apoiando-se (prendendo-se) o instrumento entre o ombro esquerdo e o lado esquerdo do queixo. Os dedos da mão esquerda definem a altura do som (se agudo ou grave), ao prender as cordas em diferentes pontos, mudando o comprimento da parte da corda que vibra com a fricção do arco. A mão esquerda maneja o arco, e define a duração das notas musicais e sua intensidade (se suave ou forte), além do estilo (ligado, separado, detache, spiccato, martele, etc).

 

Atributos melódicos

 

O violino é, basicamente, um instrumento melódico. Ou seja, é apropriado para tocar melodias ou contra-pontos, ou mesmo acompanhamentos. Porém, geralmente, toca uma única nota de cada vez - ao contrário do piano e do violão. Neste aspecto, o violino assemelha-se à voz humana. Embora não seja impossível tocar mais de uma nota simultaneamente - ou seja, tocar em mais de uma corda - são poucas as obras para violino, em que se toca, simultaneamente, em mais de uma corda, durante toda a peça musical.

 

Extensão

 

A extensão do violino é de quatro oitavas. Começando no sol 2 (quarta corda) e chegando até sol 6. Cada corda possui uma sonoridade característica. A primeira corda, a mais aguda (mi), tem uma sonoridade brilhante, porém, às vezes estridente. A segunda corda (lá) é opaca, contudo, suave. A terceira corda (ré) é nobre. A quarta corda (sol) é majestosa, podendo ser também sombria e misteriosa.

 

Família

 

A família do violino inclui a viola clássica, o violoncelo e o contra-baixo acústico - todos também com quatro cordas.

A viola é um pouco maior que o violino e sua extensão é uma quinta mais grave (dó 2). O violoncelo é afinado com as mesmas notas da viola, só que uma oitava mais grave. O contra-baixo, ao contrário dos demais, é afinado em intervalos de quartas, sendo a corda mais grave afinada em mi.

O Violino

Professor-de-violino-bh.jpg

Aqui neste video você pode conferir o trabalho do professor de violino Renan, venha e faça seu curso com valor promocional que estamos oferecendo.