Lutheria ou Luthiaria é uma palavra adaptada  para a língua portuguesa como luteria que é a arte da fabricação dos instrumentos de corda, instrumentos quase sempre feito de madeira e que possuem caixa de ressonância, daí a origem do nome, pois luth em francês seria alaúde, um antigo instrumento de cordas ‘’ ancestral do violão’’. Atualmente esse termo se aplica também ao local de trabalho onde são construídos e reparados esses instrumentos, o ateliê. O profissional que repara ou constrói esses instrumentos é conhecido como luthier e atualmente o mesmo profissional abrange seus domínios de construções e reparos artesanais em instrumentos acústicos para instrumentos com captação elétrica também, como guitarra e contrabaixo, além de outros acessórios.

            Os serviços variam:  Nos instrumentos acústicos os serviços mais comum são: Desempenos em braços dos instrumentos de corda, restauração da pintura, colagem de peças que se soltam com o tempo, troca de cordas, reforço no cavalete que sustentam a tensão, troca de tarrachas , etc.

            Nos instrumentos e equipamentos eletrônicos são: Solda de cabos, troca de potenciômetro e troca de fonte de caixa amplificada, troca de válvulas de amplificadores, reparo em jump, troca do comando liga/desliga e outros componentes de pedaleiras, troca de cabos de força, regulagem de guitarra, etc.

veja fotos de alguns trabalhos realizados!!!!