A bateria

 

 

        A bateria é um instrumento musical, associada à parte rítmica do universo musical, proveniente da junção de diversos instrumentos de percussão. Antes da bateria, cada instrumentista tinha que tocar um tipo de instrumento de percussão separadamente como caixa, bumbo, prato, entre outros, principalmente nas bandas militares,marciais ou fanfarras. A criação do pedal e da estante pra caixa, permitiu que um único músico pudesse tocar mais de um instrumento ao mesmo tempo, usando pés e mãos, o que requer do estudante muita coordenação motora, mas nada que um bom professor não possa orientar para que se consiga.
        Na aula de bateria você aprende muita poliritmia, técnica de baquetas, leitura entre outros. Nós da Percursar oferecemos aula de bateria com qualidade, nosso professor de bateria já estudou com professores com André Limão e Gean Dolabella.


A evolução do instrumento:

 

 

A bateria foi evoluindo e teve ao longo do tempo o acréscimo de diversas partes, de maneira que atualmente no padrão tradicional é composta de bumbo, surdo, tons, caixa, chimbal e pratos de condução e de ataque, mas outras variações são encontradas ao redor do mundo e de acordo com cada estilo musical ou gosto do instrumentista. Para a execução, o mais comum é o uso de baquetas(bastões de madeira, plástico ou fibra) ou vassourinhas( baquetas com extremidades metálicas nas pontas), e mais raramente bilros e mesmo as próprias mãos. Atualmente existem as baterias eletrônicas, compostas por um conjunto de discos com superfície de madeira que simulam os sons dos tambores.

O que é preciso para se tornar um baterista profissional:


Na aula de bateria é preciso muita dedicação, paciência e persistência, pois no início os exercícios são repetitivos e  de preferência devem ser executados lentamente. Posteriormente, caso o  aluno  avance, conhecerá técnicas de rudimento, velocidade, precisão e resistência como uma boa aula de bateria tem que ser feito. Um bom professor de bateria saberá direcionar o aluno para que ele consiga fazer os exercícios da melhor maneira possível, observando sempre a postura corporal, dos pés e das mãos de forma especial, para evitar o surgimento de lesões e até de ‘’ vícios ‘’ musicais ruins. Bons estudos!

 

 

 

Tom Santiago se apresentando no Palácio das Artes com Marco Antônio, e com grandes músicos do cenário de Belo Horizonte como Jairo Lara.

Aqui nosso professor de bateria Gravando ao vivo no Estudio Motor com Ricardo Campos 

Aqui o professor de bateria improvisando com seus amigos em uma apresentação particular . 

Professor de bateria

         Tom Santiago é professor de bateria na Percursar aulas de música, leciona e trabalha com músicos de BH desde 2001, com experiência internacional já fez aulas com Limão e Jean Dollabela.

         Veja alguns videos abaixo:

        

 

Nosso professor de bateria atuando em um festival na UFMG com a cantora Bia Nogueira.

Nosso professor de bateria atuando mais uma vez mostrando técnica , velocidade e aplicação de improvisos nos sambas tocados a seguir.

Aulas de bateria á domicílio

        Em uma aula de bateria, com um professor capacitado, o aluno aprenderá desde os princípios básicos, até técnicas e recursos avançados. Aprenderá sobre o funcionamento do instrumento, as técnicas e suas aplicações. O aluno poderá conciliar teoria e prática ou apenas ensaiar um repertório específico.

        O centro musical Percursar, oferece aulas de bateria em domicílio. Faça aulas sem sair de casa, no conforto de seu lar.

        Os nossos professores são formados, formandos ou com ampla experiência na área. Possuem uma didática que tem gerado excelentes resultados ao longo de anos, que poderá atender às suas expectativas. Consulte as regiões atendidas.

Confiram vídeo-aulas em nosso site.

www.percursar.com.br