A percussão

 

 

             De todos os instrumentos musicais, os instrumentos de percussão são os mais antigos de que temos registros, através de estudos arqueológicos que comprovaram através de pinturas rupestres.

 

Nos instrumentos de percussão os sons são obtidos através do impacto nos mesmos: Dedos, baquetas e outros meios percutem nos materiais e produzem ondas sonoras. Os instrumentos de percussão são responsáveis pela marcação rítmica nos gêneros musicais mais diversos, e apesar de existirem nas grandes orquestras modernas, ainda são bastante associados à cultura popular, por conta de sua ampla difusão entre as mais diversas culturas.

 

Os instrumentos de percussão mais comuns:

 

             São muitos os instrumentos de percussão, sendo os mais usados ao redor do mundo: tambores, pratos, triângulo, bumbo, tamborim, conga, caixa-clara, tarol, pandeiro, chocalho, xilofone, vibrafone, maracás, berimbau,gongo, castanhola, agogô,tímpano, entre uma infinidade de outros. 

 

             O aluno, deverá escolher um desses instrumentos e conhecer a técnica de execução do mesmo, sempre com a orientação de um professor experiente e de preferência paciente e atento às demandas do aluno. É preciso muita dedicação, assim como no aprendizado de qualquer outro instrumento, e o domínio de conhecimento básico musical, como duração das notas, intensidade e alturas, será fundamental para um aprendizado consistente e com bons resultados. Bons estudos!

 

Para aulas de percussão em BH, conte conosco!

 

Professor de percussão na Percursar escola de música Tom Santiago.

Tom Santiago estudou percussão com Santiago , Pépe Calderón e Julio Ponza pela Ufmg, e faz apresentações com diversos músicos de BH, confira alguns videos:

Nosso professor de percussão em mais evento empresárial.

Neste DVD gravando com grandes músicos da cena mineira, confira!